TOME COMO REFERÊNCIA O TEXTO DE CIBELE VERANI PARA DISCUTIR A QUESTÃO QUE SEGUE.
"Para o a antropologia atual, cultura é um sistema simbólico (Geertz, 1973), característica fundamental e comum da humanidade de atribuir, de forma sistemática; racional e estruturada, significados e sentidos “às coisas do mundo”. Observar; separar; pensar e classificar; atribuindo uma ordem totalizadora ao mundo, é fundamental para se compreender o conceito de cultura atualmente definido como “sistema simbólico”, e sua diversidade nas sociedades humanas, mesmo neste período atual de modernidade tardia".
Este trecho acima, é parte do texto de Cibele Verani colocado para aprofundamento teórico sobre cultura e diversidade cultural. Partindo dessa referência, em que consiste a cultura e diversidade cultural? Deixe a sua opinião.
Diversidade Humana
Cibele Verani,
NESPISI/ENSP/Fiocruz
NESPISI/ENSP/Fiocruz
A humanidade sempre teve reações variadas pelas diferenças que percebiam entre si e os vários povos com os quais tinham contato. Guerreiros; viajantes; comerciantes; e lendas relatavam a seus pares, desde a mais remota antiguidade, as exoticidades dos demais. As reações eram e são variadas: desde o medo e a repulsa, até a curiosidade e o apreço (Mair, 1965; Laraia, 1986; Maggie, 1996).
Aspectos culturais e físicos imediatamente perceptíveis da singularidade dos “outros”, como vestimentas; ornamentos corporais; estatura; cor da pele, cabelos e olhos; e língua, ressaltavam a singularidade mais aparente. Os “costumes” mais estranhos, porém, sobressaiam aos que tinham a oportunidade de passar um certo tempo maior entre os “estrangeiros” e outras diferenças mais profundas entre os povos só poderiam ser apreendidas por um olhar mais detalhado: historiadores como Heródoto são tidos, por alguns, como os primeiros “antropólogos”, por se preocuparem com a organização das sociedades que descrevia, e não somente com os acontecimentos históricos, buscando assim uma razão, uma causalidade para os eventos (Mair, op. cit.).
As explicações sobre a diversidade humana sempre ressaltaram com mais ênfase os aspectos negativos dos “outros”, tendo como parâmetro as características positivas, físicas e culturais, dos povos sob cujo ponto de vista se pensava a diferença. Chega-se até a negar a qualidade de “humano” aos demais povos. Alguns exemplos: entre os povos indígenas brasileiros, a autodesignação, a rigor, enfatiza as qualidades de “seres humanos”; “gente”; “povo de Deus” de cada povo. E para os demais restam termos, no mínimo, desagradáveis, como “os agressivos selvagens”; “os comedores de carne de mamíferos ou de cobra” ou outra característica repulsiva. Já nos primeiros séculos da colonização luso-espanhola, o estatuto de “seres com alma” chegou a ser negado aos habitantes tradicionais das Américas, sendo objeto de discussões acirradas no âmbito da Igreja Católica.
A esta atitude a antropologia chama de “etnocentrismo”, uma atitude generalizada entre as sociedades humanas de valorizarem ao máximo como as melhores, as mais corretas, suas formas de viver; agir; sentir e pensar coletivamente.
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A ancestralidade Africana no Brasil
CULTURA E DIVERSIDADE CULTURAL
ResponderExcluirO conceito de cultura é bem abrangente e não totalmente esclarecido pelos autores e estudiosos do assunto, podendo inclusive significar um pensamento coletivo ou ideológico de um determinado grupo, etnia, povo ou sociedade. Porém partindo-se do princípio de que a cultura está ligada aos costumes e tradições, podemos entender a cultura, conforme o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, como sendo “O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade”.
A diversidade cultural seria então as diversas formas de culturas existentes em um determinado povo ou sociedade que se originaram desde sua formação, nas quais os fatores religiosos, étnicos, econômicos, etc., são fundamentais para o seu surgimento. Alguns sociólogos clássicos atribuem a diversidade cultural ao nível de civilização de um povo.
Ana Clarissa
Cultura é uma forma individualizadora de um local, com seus costumes, suas crenças e seu modo de viver. A diversidade cultural acontece, devido as diferentes formas de cultura da sociedade em que vivemos, pois apesar de sermos todos seres humanos, em cada local existe seu idioma, estilo, sua religião e etc.
ResponderExcluirCom o acesso a informação, gerado pelas novas tecnologia, podemos hoje aprender diversos tipos de cultura, diversos hábitos que antes eram desconhecidos por algumas sociedades, hoje tornaram-se mais acessível através da internet e da comunicação em massa.
vamos citar aqui a culinária, que antes para experimentar algum prato típico de alguma região tínhamos que ir até ao local, com o passar do tempo ja podemos encontrar locais (e até bairros), que fornece alguns pratos de outras regiões, com isso acontece a diversidade cultural em determinadas sociedade.
Podemos dizer que antigamente o indivíduo pensava masi na cultura regional (local), hoje com advento das tecnologias e com acesso a diversos tipos de comunciação e de informação, o pensamento é mais aberto para sabermos outras culturas, o que faz o homem pensar de uma maneira global.
Vendo o por outro lado, a mesma sociedade que nos traz todos esses beneficio com a cultura de massa, é a mesma que nos ALGEMA, pois hoje para se ter acesso a todas essas informações é necessário ter o capital, "dinheiro".
LUIS ALBERTO
FERNANDO MARON
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ResponderExcluirUm Respaldo à Teoria do Sistema Cultural Simbólico
ResponderExcluirCultura ou ato de cultivar são aquisições concretas ou não e que provém de criações da sociedade, seja em grau individual ou coletivo, mas que atingem uma coletividade por seu simbologismo, ou seja, conceito.
No Sistema Cultural encontramos características:
• Puramente simbólicas como: Sotaque, folclore ou a música.
• Puramente concretas como: Culinária, moda, artesanato.
No entanto, todas essas características resguardam em seu íntimo o aspecto conceitual, individualista, criação do ego humano.
Essa expansão do ego tão trabalhada e aprofundada pelas teorias psicológicas, em especial, a Teoria Junguiana, demonstram o poder da criatividade e a influência que os resultados desta exercem no comportamento individual e coletivo.
Inconsciente Coletivo x Inconsciente Pessoal
Jung menciona as aquisições psicológicas de vários grupos, denominando-as de: Inconsciente Coletivo. Vai além distinguindo o inconsciente pessoal do inconsciente coletivo em seu livro “Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo”.
Para ele Inconsciente Pessoal “é constituído essencialmente de conteúdos que já foram conscientes e, no entanto, desapareceram da consciência por terem sido esquecidos ou reprimidos.”, diferente do inconsciente coletivo “nunca estiveram na consciência e, portanto, não foram adquiridos individualmente, mas devem sua existência apenas à hereditariedade.” Este seria uma parte da Psique que distingue-se do outro, “por não dever a sua existência a experiência pessoal, não sendo portanto uma aquisição pessoal.”
Retomando a simbologia e seus aspectos, optamos por defini-la pelo olhar do grupo: “Coisas concretas e/ou sensíveis que transmitem a serem exploradas pelos sentidos do ser.”.
Tal definição respalda a Teoria de Geertz pontuada pela autora Cibele Verani, pois independente das questões materiais dos sistemas culturais são também e, principalmente, questões simbólicas, exortações da alma que mantém seus aspectos simbólicos e materiais.
Diversidade Cultural
A Diversidade Cultural é depreendida deste contexto social onde as expansões “egônicas” em suas diversas criações transformam o universo coletivo. Essa transformação dá inicio a uma cadeia cultural que é transmitida através das gerações e que se propagam geograficamente pelo globo através dos meios de comunicação.
Ora na antiguidade essas propagações também aconteciam, embora fossem mais remotas, se utilizando dos meios presentes na época, o papiro, os mensageiros, as decisões de mudança de residência, onde os seres levavam consigo toda uma gama de experiências registradas nos diversos níveis da consciência. É a essa miscigenação, encontrada na troca, no compartilhamento de informações vividas, que ao longo das épocas se confundem, fundindo-se umas às outras e, criando novas perspectivas, mas mantendo seus padrões históricos, reconhecidos pelas ciências responsáveis pelos estudos do passado.
Equipe CSJ e CSC4AN:
Marcio Liolly
Lilian Pimentel
Ricardo Santiago
Natascha Davallos
Eduardo Sousa
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ResponderExcluirCULTURA SIMBÓLICA CULTURA
ResponderExcluirDentro de cada conjunto de comunidades humanas a cultura estabelece comportamentos e suas mudanças. A adaptação humana diz respeito as práticas, regras, arte, política, crenças entre outros.
Refletindo sobre esses “símbolos” culturais entramos numa esfera antropológica que incorpora o estudo sobre o homem e a maneira que a sociedade entende a origem do homem e tudo aquilo que diz respeito a vida humana.
A cultura é uma base primordial para a educação, ela não é uma herança genética ela é um sistema de uma sociedade, um comportamento que não é determinado, é uma forma que nos permite grandes inovações no meio social, que nos aproxima de outras culturas e que nos afasta de ideias precipitadas. Que só se toma conhecimento através da comunicação.
É através da cultura que nossa existência se transforma em uma experiência coletiva. Portanto, em meio a tantos avanços tecnológicos, as informações estão chegando quase que instantâneas para o indivíduo influenciando mudanças culturais na sociedade.
Com isso podemos apontar certos contratempos diante de rápidas alterações dentro da sociedade que tem como privilégio a modernização e dispensando parcialmente a cultura popular.
É de importância essencial para a composição e formação história, pessoal e cultural de cada individuo não esquecer suas origens e preservar sua raízes para uma boa formação e informação cultural.
Alison Almeida