quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CONTEÚDO 3: A cibercultura, uma cultura da virtualidade

CONTEÚDO 3:
A cibercultura, uma cultura da virtualidade.
ATIVIDADE III – leitura de texto e postagem de comentário no blog

2 comentários:

  1. O próprio termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se pode entender por Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo. Este termo se relaciona diretamente com à Política, Social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita. A Cibercultura não deve ser entendida como uma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, o que há na era da cibercultura é o estabelecimento de uma relação entre as novas formas sociais surgidas anteriormente e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. O Que vemos hoje, como Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo.

    Fernando Maron (CSC4AN)
    Luis Alberto (CSC4AN)

    ResponderExcluir
  2. O texto apresentado na ultima aula tem como um dos objetivos , apresentar os três conceitos de redes tomando por base estudos feitos por três autores fundamentadores J.D, Mitchel e J. Clyde.
    É bastante freqüente como nos mostram que todos querem comunicar-se através da rede, porem não com o mesmo objetivo. Um exemplo que discutimos na sala de aula que é como um pai que educa seu filho, mostra o inicio das coisas, ensina o que é certo ou errado, porem em determinado momento da vida ele já não sabe as proporções uqe seu filho tomou ou que escolheu ou que vai seguir. É bem parecido o que acontece com as redes, tem um gerenciador que tem como controlar o que as pessoas vão informar. São organizações em grupos. O que as redes fazem, é criarem vínculos, interconexões, elos, e linhas cruzadas. È como uma pessoa utiliza tecnologia( mais pessoas usando internet) para suprir alguma necessidade pessoal , cria um mundo virtual, o que gostaria de fazer na “realidade”. É o que observamos no texto do falar da concepção metafórica. Outra concepção que sempre instiga a discussão é a analítica , ás vezes a pessoa esta tão alienada que não percebe que outras pessoas podem esta observando seu “mundo individual”, toda rede tem um gerenciador qe sabe que esta em andamento. Esse sistema é muito utilizado por universidades que gerenciam vários computadores, e por clientes de antena de internet ou radio. O que une esses grupos é a troca de determinado tipo de informação, os “elos” de uma rede com um objetivo em comum. Independente do tipo de grupo social , todos estamos ligados a uma rede seja ela social ou tecnológica, na atual sociedade somos “obrigados” a estarmos a estarmos conectados com o mundo o tempo todo.
    Tais Araújo - CSJ4AN-Jornalismo
    Daniel Souza - CSC4AN-Cinema

    ResponderExcluir