quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cibercultura e Novas Tecnologias Cinema e Vídeo

Este blog é um ferramenta de atividade on-line dos estudantes da disciplina Cibercultura e Novas Tecnologias do curso de Comunicação Social - Cinema e Vídeo da FTC.

18 comentários:

  1. Entãos caros estudantes de cinema aguardo as contribuições dos textos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. TEXTO DA AULA DO DIA 29/09/11
    PROF. ADROALDO BELES

    TEMA" CIBERCULTURA"

    O que você faria sem seu celular? quantas você passa em frente ao computador? e quantas vezes acessa a internet durante a semana? A última vez que você fez uma pesquisa de onde você tirou seus dados? pesquisou no google não foi?
    Atualmente as pessoas são dependentes da das novas tecnologias, principalmente da INTERNET, muitos ultilizam tal ferramenta para ganhar dinheiro e chegam a ficar mais de 06 (seis) horas na frente de um computador.
    Relacionamentos são feitos e desfeitos, "barracos" e polêmicas no meio artístico circulam a todo momento, até casos de sequestro foram registrados, todas essas informações de hoje conseguimos saber no mesmo instante que está ocorrendo o fato, ou após alguns minutos, o que antes demorava um certo tempo, até a hora do jornal na televisão ou só no jornal impresso do dia seguinte. E, no meio de tanta ação provocada pela internet, existem grandes oportunidades de conhecimento, de empregos, viagens e etc.
    Hoje a internet abrange uma boa parte da população chegando a ter pessoas que ficam refens desta ferramenta, mas mesmo assim existem grupos de pessoas interessadas em mudar, isto é, sintonizar-se com o universo através do afeto e da ternura menos robotizada, mas é importante admitir que só sabemos da existência desses grupos, e de comunidades de pessoas que vivem assim, através dela (a internet), é contraditório, mas é um fato!
    Toda geração tem o hábito de achar a época anterior mais interessante, que a cultura era melhor, que se vivia melhor. Apesar das pessoas da era que vivemos, as quais muitas foram citadas acima, não podem ignorar os avanços que conseguimos, podemos citar aqui: a expectativa de vida aumenta a cada década, doenças que antes eram certeza de morte, como a câncer, e hoje tem tratamentos que elimina o risco de morte em muitos casos. Nada disso seria possivel sem a principal característica da nossa era, o acesso à informação e sua grande ferramenta a INTERNET.
    Hoje com a internet cada vez mais disseminada no mundo temos que saber que ela trás bons e maus hábitos a sociedade, onde devemos avaliar se realmente esta afetando ou de que forma esta mudando nossas vidas e nossa cultura.
    Podemos dizer que a internet veio como um grande avanço da tecnologia na nossa era.

    EQUIPE:

    ARICIA CRISTINA (CINEMA)
    FERNANDO MARON (CINEMA)
    GUUILHERME WEBER (CINEMA)
    IRANI NOGEURIA (JORNALISMO)
    IVANILDO ANTONIO (CINEMA)
    LUIS ALBERTO (CINEMA)
    MURILO MELO (JORNALISMO)
    TAIS ARAUJO (JORNALISMO)
    THIAGO DUARTE (CINEMA)

    ResponderExcluir
  4. Uma abordagem muito profunda do processo promovido pela cibercultura. A narrativa do texto prende-nos na história que vocês analisam e demarcam um forte fio condutor para percepção da tecnologia como parte do nosso universo social, enfim da dimensão da vida humana, da cultura.
    A vida humana é a expressão de uma cultura construída na relação com a natureza. Resultando no sistema moral, nos estilos de vida, nas formas de culto e determinação para os ritos de passagem, nas formas de subsistência. Esses processos referem-se à vida humana, pois a interatividade ocorre no espaço concreto e numa demarcação cronológica e histórica.
    A cibercultura redimensiona essa realidade concreta frente à realidade virtual. Apresenta-se uma nova lógica de tempo e de espaço. A história acontece a cada instante da interatividade, como uma máquina de história.
    Tive essa percepção do texto de vocês...
    Muito legal, sugiro vocês continuarem pesquisando esse tema.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Cultura é tudo que se vivencia em grupo e com o tempo se torna comum, hábito, tradição. A cultura ela restringe,limita o conhecimento, justamente por estar concentrada em um povo ou seja, ela impõe um padrão de vida a todos.
    A diversidade cultural é a globalização, é a convergência. interatividade de pensamentos, modos, costumes;e o meio que mais facilita e propicia a diversidade hoje é a internet.
    Se não houve a diversidade, o mundo seria igual, viveriamos uma hierarquização ou seja um mundo padronizado, sistemático, onde as diferenças não existiriam e é justamente a diferença e as novas tecnologias que formam a diversidade cultural.

    EQUIPE JORNALISMO 4AN:

    BRENDA GOMES
    CAMILA CUNHA
    IVANILDO ANTÔNIO DA SILVA
    ISABELI VENTIN
    GÉSSICA LOPES

    ResponderExcluir
  6. As tecnologias Interativas e a Nova organização da Subjetividade

    Sabemos que a tecnologia pode fazer grandes mudanças dentro da sociedade, chegando a ser drásticas em alguns momentos. O texto nos revela em ciberespaço as pessoas reais podem ser representadas por avatar, onde você pode cria uma nova personalidade características deferentes do seu próprio eu. Hoje essas interatividades são já são comuns em redes Sócias, blog etc.

    Ricardo Santiago

    ResponderExcluir
  7. Formação, inovação novas Tecnologias: Lugar dos negros e dos empobrecidos.

    Hoje o aumento de domicílios com computador tem sido muito grande mais esse aumento na sociedade não significa que o cidadão tem Internet. Com o intermédio do governo junto as operadora de banda larga tentam colocar em ação nos próximos meses internet popular. Com preços flexivos para sociedade de baixa renda. Com esse planejamento, o seu intuito é o aumento de usuários e a exclusão digital. Os negros empobrecidos continuam sendo menoria a essa tecnologia que a cada é se torna indispensável em nosso meio. A desigualdade ainda existe mais aos poucos veremos mudanças a busca do conhecimento tem ser para todos.

    Ricardo Santiago

    ResponderExcluir
  8. A Comunicação nas Mudanças Atuais

    Tudo se muda em grande velocidade: Os bairros as pessoas, família. Homens e mulheres trabalham cada vez mais e com isso o tempo com os filhos diminui. As pessoas ainda ceguem modelos de vida dos pais, em um futuro próximos computadores saberão orientar a necessidade de manter ou não uma pessoa viva na UTI.
    Cada vez mais aumenta os números de crianças e jovens em redes virtuais, tendo acesso a informações em geral. Grande parte das pessoas são reféns de marca, grifes tudo para se manter em uma determinada classe social.
    Esses são alguns trechos, onde a cada dia é visível ver o aumento das mudanças na comunicação em geral. Acredito que essas mudanças serão benéficas para nossa sociedade em uso exagerado. Uso exagerado dessas comunicações como: Redes sócias, exibições de fotos e etc. podem aumentar o narcisismo na nossa sociedade. As cidades aos poucos se tornam “cidades digitais” oferecendo serviços, lazer para que a sociedade possa se informar daquele determinado serviço que ela procura.
    Ficaremos atento as essas mudanças, nos dias de hoje em que vivemos em um ritmo tão acelerado de resolver as nossas tarefas do dia a dia nada melhor que novas alternativas para que nos possa no confortar nessa nova sociedade.

    Ricardo Santiago

    ResponderExcluir
  9. Comunicação e Inovação Tecnológica na Sociedade Capitalista

    Os processos de globalização na comunicação alteram de forma acelerada. A tecnologia possui diversas dimensões nas suas origens e inovações. A tecnologia modifica a economia e o social da sociedade, aumentado a riqueza e renda do país. A sociedade capitalista consome a cada dia novos produtos que forneça a elas novos meios de agilidade, comodismo e praticidade não se portando pelo preço sim as vantagem oferecida a cada lançamento desses produtos.

    Ricardo Santiago

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A sociedade de consumo está ligada a internet diariamente, situação que
    não se passa uma hora sem se conectar, seja para divulgar ou apenas conferir
    algo através dos sites disponíveis na rede. Processamento de dados em
    tempo real é o que buscamos a todo momento, com isso as práticas sociais
    de rumo dando lugar a nova cultura midiática.
    Os valores culturais da sociedade não foram perdidos, simplesmente estão guardados
    nas lembranças, fotografias e deram lugar a modernização onde todos resolvem mil e
    uma coisas ao mesmo tempo sem precisar sair de casa. A internet trouxe comodidade,
    individualismo pois a chegada do computador móvel fez com que cada qual cuide do seu
    e qualquer coisa estou online é só chamar. Pais controlam os filhos pelo celular tudo
    fica a mercê da rede.
    A internet está no auge com novos aparelhos móveis surgindo a todo momento, porém
    cabe á nós saber lidar com a cibercultura, muitos confundem os sites que servem para
    debates, notícias e transformam e albuns, diário da vida pessoal em fim se expõem
    erroneamente na mídia de forma que todos tem fácil acesso a vida íntima de quem está
    do outro lado. Se formos analisar esses sites podemos sim ter outros fins para contribuir
    com a sociedade levando informação, promovendo debates e abrindo espaço para
    diversos temas, com isso ficaremos conectados a nova cultura social.

    Géssica Lopes

    ResponderExcluir
  12. O que é CIBERCULTURA?

    A cibercultura é a leitura e da escrita de forma ampla. Hoje os cidadãos já podem produzir conteúdos (sendo escritor), pagamentos on line, pesquisa na bolsa de valores e etc. A cibercultura lhe oferece buscas de vários assuntos em diversos idiomas imediato.

    Ricardo Santiago

    ResponderExcluir
  13. Considero Cibercultura os espaços cibernéticos onde qualquer pessoa pode ter acesso e divulgar também suas informações. Hoje temos grandes meios de divulgar a cultura através da internet, e com ela cresce o número de pessoas informatizadas. São essas ações que envolve o mundo de uma forma, em uma cultura digital mais conhecida como Cibercultura. Como o próprio nome já deixa claro, essa mistura entre duas línguas a Inglesa e a Portuguesa. E com isso podemos não só ver, como também ouvi e sentir novas grande formas de surgimentos culturas.

    Aluno Francisco Oliveira - CSC4AN

    ResponderExcluir
  14. Com praticas sócias e colagens de informação a parti de tecnologias digitais, a cibercultura vem se configurando na nova cultura contemporânea. A internet na qual liga tudo a todos deixa de ser somente um meio de pesquisa no qual era em seu inicio tornando-se uma grande rede na qual a uma conectividade generalizada em que seus usuários que ficam dependentes de seus recursos no dia a dia sejam para pesquisar determinado assunto onde a informação é compartilhada por outros usuários (wiki), para se obter uma informação rápida, o compartilhamento de livros (pdf) e vídeos ou simplesmente para manter contato com amigos e parentes ou conhecer novas pessoas (redes sócias, jogos online e etc.), sendo feito a parti de seus dispositivos pessoais (computadores e notebooks) ou coletivos (Lan Houses) e até mesmo de dispositivos moveis (celulares) com a intenção de manter todos conectados usufruindo e consumindo.

    ResponderExcluir
  15. O Que é Cibercultura?

    A cada ano estamos cada vez mais conectados à grande rede que é a internet, nos expressamos e nos comunicamos através dela cada vez mais, e junto com um novo meio surje uma nova cultura. Temos os artistas de internet que a utilizam para divulgar seu trabalho, cada vez mais empresas vão surgindo na internet e muitas vezes tem como escritório físico uma residência, ideologias são criadas como a do software livre, etc. A cibercultura já é, e com o passar do tempo será cada vez mais uma extensão de nossas vidas no plano "físico", trata-se de uma verdadeira transformação da sociedade.

    ResponderExcluir
  16. A COMUNICAÇÃO NAS NOVAS MUDANÇAS ATUAIS

    As transforações tecnológicas estão trazendo progressivamente informações, fazendo com que as cidades cada vez mais estejam conectadas na era digital exigindo da sociedade mudanças de comportamento. Entretanto os benefícios não estão disponíveis para toda a população.
    A tecnologia avança “descontroladamente”, enquanto os donos do capital são os mais favorecidos, para obter mais lucros se beneficia com as tecnologias e às utiliza contra uma grande parcela da população que está distante desse avanço tecnológico, para adquirirem mais lucros assim gerando uma desordem no ritmo de vida das pessoas.

    O ritmo constante dessa transformação numa sociedade é rápido e desigual, acarretando uma série de complicações, social e econômica. Os meios de comunicação visão mais pessoas jovens, bonitas e bem-sucedidas aumentando assim as ofertas e impulsionado a população ao consumo de produtos, de bens, e na tentativa de estarem integrados nesse meio “tecnológico” acabam sofrendo um efeito devastador, onde só a aparência satisfaz sua consciência, gerando endividamento e aumento do narcisismo desses indivíduos que acabam esquecendo do ar que lhes dão vida.

    Alison Almeida

    ResponderExcluir
  17. "As Redes Sociais e a Teoria Social: Revendo os fundamentos do Conceito"

    A autoria Sônia Acioli expõe nesse artigo a questão das redes sociais e seus conceitos, utilizando como argumento, artigos de renomados autores, que fazem uma análise das redes sociais desde da antropologia aos tempos modernos.
    Sônia também faz uma breve contextualização como o uso de metafórico ao analítico e vice-versa. De acordo com o antropólogo Barnes,a ideia que permeia a metáfora das redes é a de indivíduos ligados a laços sociais que podem entrar em conflito.
    A autora utiliza palavras do livro do brilhante antropólogo Elias, que segundo o autor algumas pessoas criam perfis diferentes , incorporam um personagem para se relacionar com as outras.
    Portanto pode se concluir de acordo com a interpretação e análise do artigo, as redes sociais são virtuais e ao mesmo tempo reais. Elas incluem um movimento social de dinâmica em tempos globais e locais.

    Brenda Gomes,Camila Cunha,Géssica Lopes e Isabele Ventim

    ResponderExcluir
  18. Redes Sociais e Teoria Social; Revendo os Funcionamentos do Conceito

    Sonia Acioli tem como objetivo desmistificar que as redes social estão relacionadas a apenas a tecnologia de informação, isso tendo como referencias Barnes, que achava não existir teorias de rede social de rede social como estrutura social de relações institucionais controladas ou divididas e Mitchell.
    A autora apresenta três abordagem de conceito de pede social a metafórica, que tem um ponto de vista filosófica e conceitual, e analítica, que apresenta uma metodologia de analise, e a tecnológica, que mostra como as redes sociais criam novas articulações.

    Kirk Moreno CSJ
    Ricardo Santiago CSC
    Thiago Duarte CSC

    ResponderExcluir