sábado, 12 de novembro de 2011

CONTEÚDO 5: Rede Social, três conceitos complementares. ATIVIDADE V – leitura de texto e postagem de comentário no blog

8 comentários:

  1. Avaliação da II unidade do 4º semestre de Cinema e Vídeo e Jornalismo.


    Os Laços Pessoais no Mundo Pós-moderno

    Os avanços tecnológicos que surgiu no século passado - sobretudo durante a década de 1990 - influenciaram os mais diversos aspectos da vida em sociedade. Essas influências trouxeram um leque de mudanças, maiores do que as que foram registradas em toda a história dos avanços da humanidade, em épocas anteriores a essa. A cultura, na condição de mutável pelos valores do período em que está inserida, sofreu essas mudanças.
    O surgimento das novas tecnologias registrou a era da cibercultura - espaço onde as relações se baseiam nos contatos através das redes sociais. Nesse contexto, o conceito de amizade se redefine (ainda que não de uma maneira formal). No vídeo "Fronteiras do Pensamento", o sociólogo Zigmunt Bauman relata o diálogo com um jovem internauta usuário do Facebook, que diz ter 500 amigos na rede. Isso prova que as relações são pautadas no simples ato de conectar e desconectar, como cita o sociólogo.
    Na Nova Era, os vínculos sociais passam a existir prioritariamente através dos contatos nas redes sociais. Lá, as pessoas se unem através de gostos em comum, formando grupos virtuais. Assim como citado no vídeo, a comunidade precede o indíviduo. Mas este tem a possibilidade de construir suas redes ao longo da vida.
    No entanto, se por um lado as relações sociais (predominantemente entre os jovens) acontece nos meios virtuais, reduzindo o contato humano, por outro, esse espaço acabou funcionando como a Ágora da Nova Era. Lá, os usuários discutem problemas e articulam soluções através de debates e fóruns online.
    Isso prova que, se por um lado os laços pessoais no mundo pós-moderno apresenta aspectos negativos, como a intensa valorização da imagem, criando seres narcisistas, por outro, o espaço mostra seu lado positivo através de ações que visam melhorar a sociedade, como as citadas acima.

    Alunos: Ana Clarissa e Vitor Andrade

    ResponderExcluir
  2. Rede sociais e teoria Social: revendo os fundamentos do conceito.

    O texto apresenta o crescimento natural da tecnologia e da informação. Desde o seu surgimento até a modernidade, exibindo grande variedade de rede sociais das quais não se predem só os texto, blogs e sim muitos outros grandes meios de conexão. E todos essas tecnologias tem uma relação muito forte com a sociedade. Essas articulações com a tecnologia e as redes sociais acabam por tonar as pessoas mais consumistas dos seus serviços e produtos, surgindo então novas culturas.

    Aluno: Francisco Márcio

    ResponderExcluir
  3. Tecnologia e Informação.

    De tempos em tempo surgem novas tecnologias que balançam a história da sociedade. Por exemplo, rádios, TV´s e computadores, mas quando se fala em evolução não podemos esquecer na tecnologia e os benefícios e malefícios que ela oferece.

    Que ela existe, nós sabemos e aprendemos a todo instante conviver com ela. Na verdade as nossas portas estão sempre abertas para a tecnologia, “querendo ou não”.

    Basta olhar em nossa volta e encontramos uma quantidade de equipamento tecnológico, mais essa tecnologia não fica apenas em equipamento domésticos ou de grande porte. Sua evolução é tão constante que acabamos de adotando meios ou redes sociais as quais utilizamos para bens comum, para um contato com alguém, acesso as informações, descobri novos lugares, cultura e até mesmo sexo.

    Mas como havia comentado antes, essas tecnologia e informações vem muito antes dos nossos avós, poderíamos voltar no tempo para identificar os meios de comunicação usado antigamente, o que seria fácil encontra em paredes de cavernas uma das forma de “rede social” muito usada na época.

    Fazer um estudo sobre os meios informações, seria passar anos estudando o seu significado, mas, o que encontraríamos seria o surgimentos de novas tecnologia e informações que poderia aproximar ou afastar as sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Laços Humanos





    A modernidade tecnológica traz para sociedade grandes benefícios, todavia deixando um rastro de problemas.
    Existe um desejo ambicioso por parte da sociedade em busca de mais tecnologia moderna. Vivemos em constante mutação rompendo de forma arbitrária o convívio com outras pessoas. Tudo é mutável, as relações estão cada vez mais perdendo sua consistência e a felicidade se dilui em meio a aparelhos cada vez mais modernos, leves e portáteis.
    As pessoas, estão se relacionado sem comprometimento e de forma fútil, seguindo a lógica do consumismo imposta pela sociedade que sustenta à busca da individualização. O desejo de “liberdade” é alimentado pelo consumismo e pela “falsa solução perfeita”, tendo como modelo de autonomia e de grandeza os aparelhos tecnológicos, porém, podemos apontar graves problemas no cotidiano dos indivíduos, que, virtualmente se envolvem, vivendo afastado um do outro e criando consigo elementos de isolamento e solidão.
    Aluno: Alison Almeida do Nascimento

    ResponderExcluir
  5. O crescimento da Cibercultura.
    A cibercultura vem conquistando um grande espaço nas comunidades, como o próprio Zyamunt Bauman define no seu vídeo. E nela encontramos visivelmente uma democracia deficiente onde poucos e menos favorecidos acabam não tendo oportunidade de acesso as rede sociais, as quais se definem através das culturas e de pessoas que buscam os mesmos ideais.

    Algumas dessas redes acabam por sua vez tornando as pessoas individualistas, presas em um espaço onde seu único contato com as próprias pessoas é feito por uma rede mundialmente conhecida a Internet e assim perdem de uma forma suas vidas sociais.

    Nessas redes as pessoas acabam criando personalidades que se destacam entre muitas dando origem as outras novas redes e culturas, gerando novos laços humanos, criando novos amigos, fronteiras e novas tecnologias.

    E dessa forma a cibercultura acaba acrescentando e agregando informações para a sociedade de consumo.

    Alunos CS - Cinema
    Francisco Márcio
    Ricardo Santiago

    ResponderExcluir
  6. Em nosso atual tempo, a cibercultura é o que domina nosso mundo, sem ela estamos aparte do sitema das informaçoes e até mesmo da sociedade que agora está totalmente incerida no mundo virtual e tecnologico.

    No entanto ainda exite uma parte que está a marge dessa nova sociedade e desse novo mundo de tecnologias e redes sociais, das quais sem elas praticamente nao possuimos identidade.

    Vendo toda essa evoluçao o que podemos espera é que a incluçao digital seja feita de modo mais rapido possivel. Ou será que, seria mais saudavel acredita que toda essa questão de tecnologia e vitual não é de primeira necessidade para o ser humano.

    ResponderExcluir
  7. Avaliação da II unidade do 4º semestre de Cinema e Vídeo e Jornalismo.

    Redes Sociais e Vínculos

    Na era atual vivemos cada vez mais sob o conceito de redes, mas nossa vida virtual é moldada nas redes que fazemos parte. Essa nova forma de se relacionar com outras pessoas apresentas suas particularidades, vantagens e desvantagens.
    A forma como nos relacionamos em nossas redes virtuais não é exatamente uma simulação de nossas formas de relacionamento presencial, diferente dos laços humanos que mantemos com nossa familia e amigos "reais", nos relacionamos de uma forma bem superficial com aqueles que convivemos exclusivamente nas redes virtuais, podemos conhecer seus gostos musicais, ideologias politicas e opnião sobre a ultima manifestação na sociedade do jornal, mais a ausencia de contato pessoal, olho no olho, não pertime que o relacionamento forme um laço profundo com essa pessoa. Entretanto precisamos reconhecer as possibilidades facinantes que essas redes virtuais nos proporcionam, entrar em contato com novas pessoas, novas ideias, permintindo aumentar o nosso leque de possibilidades de nossas vidas.
    As redes virtuais estão cada vez mais integradas a vida da sociedade pos-moderna, seus potenciais, perigos e funcionalidades estão sendo descorbetas, mas não se pode mais negar que elas estão tomando cada vez mais espaços em nossas vidas.

    Alunos: João Paulo Coutinho e Thiago Duarte

    ResponderExcluir